Dra. Milena Quadros

Otoneurologista cuida das doenças do labirinto. Otoneurologia é sua especialidade.

Um médico Otoneurologista é um profissional especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, distúrbios e alterações do equilíbrio e da audição. Trata principalmente de doenças relacionadas ao labirinto humano.

A Otoneurologia, então, é uma área de atuação médica que cuida de pacientes com tontura, zumbido, desequilíbrio e perda auditiva

A Otoneurologia é uma sub-especialidade na Otorrinolaringologia, ou seja, um médico Otorrino (especialista que trata doenças do ouvido, nariz e garganta) escolhe se dedicar para cuidar desses pacientes, e após concluir mais uma etapa de formação médica, torna-se Otoneurologista (também chamado de Otoneuro). 

Trabalhando em colaboração com outros profissionais da saúde, como fonoaudiólogos e fisioterapeutas, um médico Otoneuro pode ajudar os pacientes a alcançar a recuperação completa dos seus sintomas. 

Dra. Milena Quadros – Médica Otoneurologista em São Paulo

Dra. Milena Quadros é médica especialista em Otoneurologia.

A Dra. Milena Quadros é médica Otorrinolaringologista e Otoneurologista, tratando doenças do labirinto na cidade de São Paulo, capital.

Faz atendimento clínico, manobras de cristais do labirinto, injeções timpânicas para perda auditiva e tontura, avaliação do equilíbrio, exames com vídeo e tratamentos personalizados para diversas doenças otoneurológicas. 

Quais doenças o médico Otoneurologista pode tratar?

Otoneurologista trata de doenças que causam tontura, vertigem e desequilíbrio.

Aqui estão algumas das doenças e condições mais comuns que os Otoneuros tratam:

  • Tontura / Labirintite: as tonturas causadas por problemas no labirinto, em geral apelidadas de “labirintite”, são as condições mais comuns tratadas nos consultórios de otoneurologia. Elas incluem a doença dos cristais ou VPPB (causa mais comum de vertigem), doença de Menière, enxaqueca ou migrânea vestibular, labirintite verdadeira, neurite vestibular, entre diversas outras. Causam muito desconforto nos pacientes e devem ser investigadas e tratadas com médico especialista.

  • Zumbido / Chiado no ouvido: o médico Otoneuro também é especialista no diagnóstico e tratamento do zumbido. É uma queixa cada vez mais comum nos atendimentos, que pode ser causada por problemas na audição, tímpano, músculos do rosto e pescoço, tumores, labirinto ou doenças que afetam hormônios e metabolismo.

  • Desequilíbrio: a dificuldade de caminhar em linha reta ou de manter-se em pé sem cair é uma importante queixa no consultório do médico Otoneuro. Presente principalmente em idosos, mas também pode afetar todas as faixas de idade. Merece investigação e tratamento por aumentar muito o risco de quedas e sequelas graves para a saúde.

  • Perda de audição: a dificuldade de ouvir dificulta a comunicação e convívio dos pacientes nos ambientes familiares e de trabalho. O médico Otoneuro é capacitado para diagnosticar a causa da perda auditiva e auxiliar no tratamento dessa queixa. 

  • Sensibilidade a sons: alguns pacientes sofrem com desconforto quando ouvem certos tipos de sons – é a queixa que chamamos de Misofonia. A Misofonia, assim como a Hiperacusia e a Fonofobia, pode levar as pessoas afetadas a se afastar de seus entes queridos e não conseguir conviver bem em sociedade. Pacientes com essas queixas devem ser avaliados por um Otoneuro para controle e recuperação. 

  • Outras doenças: médicos Otoneurologistas também lidam diariamente com o tratamento de queixas como dor de cabeça, enxaqueca, ansiedade, ouvido tampado, dor de ouvido, entre outros sintomas que podem estar relacionados com doenças do labirinto e equilíbrio. 

Otoneurologista cuida de zumbido e sensibilidade a sons.

Como se forma um médico Otoneurologista?

Para se tornar um médico Otoneurologista, é necessário passar por um longo período de treinamento médico e especialização, com um processo que leva pelo menos 10 anos após a conclusão do ensino médio.

Aqui está um resumo das etapas necessárias para se tornar um médico Otoneuro:

  • Graduação em medicina: O primeiro passo é concluir um curso de graduação em medicina em uma universidade, o que leva 6 anos.

  • Residência em otorrinolaringologia: Após concluir a graduação em medicina, é necessário completar uma residência médica em otorrino, que dura 3 anos e inclui treinamento clínico e cirúrgico em doenças do ouvido, nariz e garganta. 

  • Certificação: Após concluir a residência em otorrino, o médico pode se candidatar ao título de especialista conferido pela associação brasileira de otorrinolaringologia (ABORL-CCF). Essa certificação envolve passar em um exame rigoroso e demonstrar habilidades e conhecimentos em otorrinolaringologia.

  • Subespecialidade: Após tornar-se otorrinolaringologista, aquele médico que optar por se especializar em Otoneurologia deve passar por mais uma fase de treinamento, chamado de Fellowship (ou fellow) ou ainda por uma pós graduação ou mestrado na área. Esse processo pode levar de 1 a 3 anos de estudo e aperfeiçoamento em doenças do labirinto, audição e equilíbrio. 

Qual o trabalho do médico Otoneurologista?

Aqui estão algumas das funções em que um médico Otoneuro pode atuar:

  • Diagnóstico: Os Otoneurologistas realizam exame físico, avaliação do equilíbrio, manobras de diagnóstico, revisão de exames de imagem e audição. Também podem realizar diversos exames complementares do labirinto, como prova calórica, VHIT, videonistagmografia e posturografia. Aqueles que também têm habilitação em eletrofisiologia são capacitados para realizar exames como BERA, eletrococleografia, VEMP, P300, entre outros. 

  • Tratamento: Os médicos Otoneuros prescrevem tratamentos para alívio, controle e cura da tontura, zumbido, desequilíbrio e perda de audição. Isso pode incluir receituário de medicamentos, realização de manobras para cristais do labirinto, prescrição de reabilitação vestibular ou fisioterapia, injeções timpânicas, agulhamento a seco, entre outros.

  • Aconselhamento: Os Otoneurologistas têm o importante papel de fornecer informações, orientações e conselhos para pacientes sobre como prevenir o retorno de seus sintomas e manter uma vida equilibrada. Pode informá-los sobre alimentação, exercícios e hábitos para manter o labirinto e a audição saudáveis por muitos anos.

  • Pesquisa: a Otoneurologia está constantemente sendo pesquisada e atualizada no Brasil e no mundo. Novos tratamentos são revisados constantemente por equipes que envolvem médicos Otoneurologistas, neurologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

A otoneurologia é uma especialidade médica que trabalha em colaboração com outros profissionais de saúde, participando de equipes multidisciplinares para um cuidado completo de seus pacientes.

Como o médico Otoneurologista pode realizar tratamentos?

Tratamentos realizados por médico Otoneurologista.

Os tratamentos que um médico Otoneurologista pode realizar ou indicar dependem das queixas específicas do paciente. Todavia, alguns tratamentos comuns estão aqui citados:

  • Prescrição de medicamentos: Os Otoneuros podem prescrever medicamentos para ajudar a controlar a tontura/vertigem e o zumbido, incluindo remédios neuromoduladores, supressores do labirinto, calmantes, antidepressivos, anticonvulsivantes, relaxantes musculares, corticosteroides, entre outros

  • Manobras: Os médicos Otoneurologistas estão capacitados para realizar as diversas manobras para reposicionar cristais do labirinto em pacientes com VPPB (a causa mais comum de vertigem).

  • Injeções timpânicas: Os Otoneurologistas podem realizar injeções e infiltrações de medicamentos diretamente no ouvido para aliviar a tontura, zumbido ou recuperar alguns casos de perda de audição.

  • Agulhamento a seco para zumbido: O médico Otoneurologista pode aplicar algumas medidas de relaxamento muscular em pacientes com zumbidos causados por contratura de músculos da face e pescoço, além de também trabalharem em conjunto com fisioterapeutas, osteopatas e dentistas no manejo desses pacientes. 

  • Reabilitação vestibular e do equilíbrio: os Otoneuros podem orientar e prescrever exercícios para reabilitação do labirinto e alívio da tontura e desequilíbrio. Os pacientes podem ser encaminhados para um fonoaudiólogo ou fisioterapeuta que trabalha em colaboração com o médico Otoneuro. 

  • Aparelhos auditivos: o médico Otoneuro pode indicar, quando necessário, reabilitação da audição nos pacientes que apresentam indicação. Pode ser necessário uso de aparelhos auditivos comuns (AASi), próteses cirúrgicas e implantes cocleares para reestabelecer a audição e comunicação de alguns pacientes.

  • Mudanças no estilo de vida: Os Otoneurologistas podem recomendar mudanças no estilo de vida, como mudanças na dieta, exercícios físicos e hábitos que auxiliem no controle da tontura e zumbido. 

Bônus: O que é o exame “Otoneurológico Completo”?

É muito comum que, após ter passado em consulta com um Otorrinolaringologista ou mesmo com um Otoneuro, o paciente receba a solicitação de um exame chamado “Otoneurológico Completo”. Mas do que se trata esse exame?

O exame Otoneurológico é uma das formas disponíveis no Brasil para avaliação complementar de pacientes com tontura. Pode ser realizado por fonoaudiólogos ou médicos e pode usar eletrodos (vectonistagmografia) ou câmera com vídeo (videonistagmografia) para realizar diversos testes que medem funções do labirinto e de regiões do cérebro que controlam o equilíbrio. Além disso, é comum também ser realizada audiometria em conjunto com essa avaliação.

Antes de realizar um exame otoneurológico, os pacientes devem ser avaliados por médicos especialistas em tontura e desequilíbrio para avaliar a adequada indicação e guiar de forma certeira a investigação do seu quadro.

3 respostas

  1. Excelente explicação, muito expositiva, com clareza absoluta, tanto dos sintomas quanto das diversas alternativas para solução dos problemas. Parabéns Dra. Milena, pense em ficar um período em Salvador, há carência de bons médicos. DEUS lhe abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *